Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

Estreia dia 11/03 no CCBB a versão teatral de A Lua vem da Ásia, ficção de Campos de Carvalho

Velho conhecido de todos os brasileiros que assistem a filmes nacionais, novelas e frequentam salas de teatro, o ator Chico Díaz já ultrapassou os 30 anos de carreira. Ainda assim, não havia esgotado todas as possibilidades que o ofício permite. Pela primeira vez, ele sobe ao palco em um monólogo, que começou sua trajetória no Rio de Janeiro e estreia nesta sexta-feira (11/3) em Brasília. A Lua vem da Ásia, adaptação de romance homônimo escrito por Campos de Carvalho (autor de O púcaro búlgaro e Vaca de nariz sutil, que também ganharam versões teatrais) fica em cartaz até 3 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O espetáculo, com contornos surrealistas, é uma espécie de um diário de Astrogildo, ou Adilson, ou Heitor, ou Ruy Barbo. “Ele é vários”, resume Díaz. Hospedado em um hotel de luxo (ou um manicômio, ou um campo de concentração), o homem narra sua trajetória surpreendente, viajando para pontos longínquos do globo, desafiando a lógica, equilibrando-se na linha tênue que divide a loucura e a extrema consciência.
“Quando li o livro, não acreditei. Eram sentimentos próprios das crianças, a ânsia de liberdade, a lucidez e a loucura, o confinamento e a liberdade. Pensei: ‘Que coisa sensacional’. E me apropriei, peguei para mim, antes que algum aventureiro lançasse mão”, conta o ator.
Da maturação à estreia nos palcos, o projeto ganhou a participação do diretor Moacir Chaves, que teve o trabalho de burilar o ator. “Quando cheguei, o projeto estava muito avançado. O Chico já tinha muito texto decorado, muito mais do que está na peça”, afirma Chaves. Juntos, eles construíram o delirante relato em dois atos, um marcado pela reclusão, e o outro, pela fuga, com espaço para videografismos criados pelo artista mineiro Eder Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário